O tratamento de clareamento dental é realizado mediante aplicação de um gel cujas moléculas penetram no esmalte do dente, liberando oxigênio e quebrando as moléculas dos pigmentos responsáveis pelo escurecimento dos dentes. Para cada paciente o resultado é específico, pois dependem das condições individuais, bem como a correta observação de todas as recomendações do dentista.
Em síntese, são duas as formas de realizar o procedimento: no consultório ou em casa. No consultório, o dentista isola os dentes para proteger a gengiva, em seguida aplica um gel oxidante forte de uso específico. Quanto ao clareamento doméstico, o paciente sob orientação do dentista leva um gel mais fraco para casa com o fim de usar diariamente com o auxílio da moldeira de silicone.
A escolha do método mais indicado depende da necessidade de cada cliente. A recomendação será sempre baseada de acordo com a análise do grau do escurecimento dos dentes, bem como o tempo almejado para alcance de um resultado satisfatório. Confira abaixo algumas dúvidas comuns.
Os produtos usados no tratamento são seguros à saúde geral?
Sim. Assim como outros produtos e medicamentos, quando usados corretamente conforme orientação, não promovem prejuízo à saúde.
Meus dentes podem ser clareados?
Sim, desde que os dentes estejam íntegros e sem restaurações excessivas, qualquer pessoa pode ter seus dentes clareados.
Quais as contra-indicações do tratamento?
Por precaução, deve-se evitar o tratamento em gestantes, lactantes, pacientes com problemas periodontais, sensibilidade severa nos dentes e alergia ao gel clareador.
O dente clareado pode escurecer novamente?
Sim, porém nunca como era antes. Após o intervalo de 1 a 2 anos, pode ser necessária manutenção.
Existem efeitos colaterais?
Há casos de hipersensibilidade após o tratamento. Nesses casos, deve-se fazer uso de agentes dessensibilizantes. Nos casos mais agudos, recomenda-se o uso de analgésico para maior conforto do paciente.
Posso fazer sozinho ou preciso ir ao dentista?
Não se recomenda clarear os dentes sem orientação profissional. Seja no consultório ou em casa, sempre deve haver monitoramento do dentista.
O dente clareado fica enfraquecido?
Não. A estrutura dental não é afetada.
O clareamento altera as restaurações ou próteses existentes?
Não, mas talvez seja necessário trocar as restaurações antigas.
O clareamento dental é um dos procedimentos mais procurados nos consultórios odontológicos, entretanto, apesar da praticidade e da popularidade do método utilizado por muitos brasileiros para deixar os dentes mais brancos, é fundamental que sejam tomados alguns cuidados importantes para que o procedimento feito com o objetivo de deixar o sorriso mais belo não acarrete problemas para a saúde bucal.
Como é feito o clareamento dental?
O processo à laser ou feito com luz de led é feito nos consultórios dos dentistas, geralmente, são indicadas três sessões. Já aquele realizado com as moldeiras e o peróxido de carbamida, deve ser feito segundo as prescrições feitas pelo seu dentista e pode variar de meia hora por dia durante três semanas até oito horas diárias. É preciso bastante disciplina, mas também é um procedimento muito escolhido pelas pessoas devido à praticidade e por poder ser feito no conforto da casa de cada um.
Meste em Odontologia - Implantodontia