- 18 de fevereiro de 2020
- Posted by: admin
- Category: Odontologia
Muitas pessoas acreditam que as consultas ao dentista devem acontecer apenas quando sentem dores nos dentes ou para realizar algum tratamento com certa urgência.
Entretanto, o acompanhamento em uma clínica odontológica deve ser feito de forma regular (desde antes dos primeiros dentes nascerem) e mantido para sempre.
Com o incentivo em casa, o cuidado com a saúde bucal será constante e a prevenção de qualquer doença ou problemas estará sempre em dia.
Além disso, a odontologia preventiva também trabalha para que os dentes fiquem saudáveis e bonitos para a vida inteira.
Quer saber mais sobre a importância dos tratamentos preventivos na odontologia? Continue lendo para conhecer mais.
Entenda por que fazer as consultas preventivas
Ao dedicar-se ao acompanhamento em um consultório odontológico com a frequência recomendada pelo seu dentista, você estará sempre prevenindo o surgimento de qualquer complicação que afete a saúde bucal.
Dessa forma, o foco do cuidado é tratar as causas, e não as consequências das doenças bucais, como o tratamento de uma cárie antes que ela evolua para algo mais grave.
Além disso, a odontologia preventiva também ajuda crianças a desenvolverem o hábito de cuidar da higiene bucal, o que pode influenciar futuramente e evitar que seja necessário realizar o tratamento com o aparelho odontológico, por exemplo.
O que será trabalhado nas consultas?
Quando fizer suas consultas de rotina, será trabalhado a prevenção de doenças periodontais, mau hálito, cáries, entre outros.
Muitas empresas se preocupam com a saúde dos seus funcionários e oferecem um plano odontológico empresarial para que os seus colaboradores tenham maiores oportunidades para cuidar da sua saúde bucal.
Conheça um pouco mais sobre algumas doenças bucais que podem ser prevenidas com uma simples consulta:
Doenças periodontais
Doenças periodontais são conhecidas como gengivite e periodontite, sendo caracterizadas pelo acúmulo significativo de placa bacteriana que transforma-se em tártaro.
Por isso, ao realizar a consulta preventiva o dentista identificará sinais das doenças periodontais e realizará o melhor tratamento para eliminá-los, evitando que se agravem.
Mau hálito
Com consultas regulares ao dentista, você aprende a higienizar corretamente a boca, evitando o surgimento do mau hálito.
Essa condição pode ser causada por doenças periodontais, e uma das dicas de prevenção é dedicar-se à realização de uma boa higiene bucal.
Cárie
Ao deixar que resíduos de comida se acumulem no dente por muito tempo, bactérias começam a se alimentar deles, depositando um tipo de ácido corrosivo.
Esse ácido por sua vez começa a corroer não somente a superfície do dente, mas também partes mais internas, causando dores e até mesmo a perda dentária caso não seja tratado.
Ortodontia
Quando as crianças têm o acompanhamento regular, podem até mesmo evitar um futuro tratamento ortodôntico.
Os dentistas sempre ensinarão como fazer a higiene em casa, as escovações diárias obrigatórias, o uso do fio dental e do enxaguante bucal, e como abandonar costumes que podem prejudicar a arcada dentária, como o uso da mamadeira e chupeta.
Entretanto, é recomendado sempre estar preparado com um plano odontológico, para que nesses casos, não seja necessário ter gastos altos com esse tratamento.
Evite futuros problemas bucais
Muitas pessoas podem achar que a odontologia preventiva é perda de dinheiro e tempo, mas é exatamente o contrário.
Isso porque, quando surge uma emergência relacionada a um problema bucal, ao pesquisar sobre preços de tratamentos avulsos, o contratante perceberá que é muito mais custoso do que o investimento em planos odontológicos.
Além das visitas regulares, devemos enfatizar que os cuidados bucais diários são de extrema importância para manter uma saúde bucal em dia.