- 17 de fevereiro de 2020
- Posted by: admin
- Category: Odontologia
Muitas pessoas chegam à terceira idade edêntulos, ou seja, sem dentes. Entretanto, esse não é o cenário ideal.
É possível chegar à melhor idade da vida com todos os dentes, desde que os cuidados sejam tomados durante as diferentes fases da vida.
Por esse motivo, é muito importante que o indivíduo se preocupe em realizar visitas à clínica dental com a frequência necessária, assim como com as higienizações bucais diariamente.
Atualmente, a chamada odontogeriatria tem tido uma maior preocupação com a saúde bucal da terceira idade, porque o número de idosos têm crescido no país cada vez mais.
Principais cuidados bucais
Ter algum dente faltando ou doenças que causam dores na boca pode fazer com que os idosos percam o apetite ,e consequentemente, tenham uma grande perda de peso. Isso já é algo que ocorre nessa idade, mas pode ser ainda mais ser agravado por conta de uma saúde bucal deficiente.
Por esse motivo, é muito importante ter todos os cuidados bucais para que o idoso tenha a melhor qualidade de vida durante esse período.
Para isso, consultas devem ser realizadas regularmente, e em casos de emergências bucais, é necessário buscar um dentista 24 horas. Além disso, consultas devem ocorrer regularmente (pelo menos uma vez a cada seis meses ou conforme recomendação).
Caso queira conhecer mais a respeito de doenças, sintomas ou cuidados odontológicos, o paciente pode buscar informações em um blog de odontologia.
Entretanto, vale lembrar que cuidados básicos como escovar os dentes pelo menos três vezes por dia (preferencialmente logo após as refeições) e ter acompanhamento de um dentista são a melhor forma de garantir o envelhecimento saudável.
Além de avaliar questões a respeito da higienização bucal, o profissional da clínica dental também realiza limpezas e restaurações para garantir que o idoso não tenha futuros problemas com doenças bucais.
Com esses cuidados, é possível garantir que os restos de alimento, assim como a placa bacteriana, sejam devidamente retirados. Com isso, a probabilidade de surgir doenças gengivais, como a gengivite e a periodontite, são menores.
É muito importante que os familiares e o profissional da clínica odontológica observem se o idoso em questão tem as habilidades motoras necessárias para escovar. É muito comum que eles apresentem problemas bucais por não conseguirem segurar a escova por muito tempo ou por conta da força necessária para usá-la.
Essas são questões que poucas pessoas pensam a respeito, mas são muito importantes observar para garantir que a saúde bucal estará em dia.
Principais problemas na terceira idade
Nós podemos ter doenças bucais durante toda a vida. Entretanto, algumas são mais comuns do que outras em diferentes idades.
As cáries, por exemplo, são comuns em crianças pela alta ingestão de alimentos ricos em açúcar. Entretanto, as cáries radiculares, na raiz do dente, ocorrem em adultos e idosos por conta da retração gengival.
Além disso, muitos idosos podem ter problemas bucais devido a doenças em outras áreas do corpo. A diabetes, por exemplo, pode influenciar negativamente a situação da saúde dental por conta dos açúcares ingeridos.
Outros medicamentos, principalmente os cardíacos, podem influenciar na ocorrência de gengivite e até mesmo periodontite, por deixar a gengiva mais sensível, fazendo com que tenha uma maior probabilidade de inflamações. Até mesmo o câncer, nas regiões da cabeça e do pescoço, podem influenciar na aparição de doenças gengivais.
Por esses motivos, é muito importante ter acompanhamento na clínica dental, ao mesmo tempo em que são realizados outros tipos de prevenção a doenças.
Além disso, diferentes medicamentos e condições que atingem a terceira idade podem causar a xerostomia, que é popularmente conhecida como boca seca. Isso pode trazer vários problemas para a saúde bucal, desde o mau hálito até algumas enfermidades.
Isso porque a saliva desempenha um papel fundamental na proteção e higienização da boca. Além disso, ela auxilia diretamente na remineralização dos dentes, diminuindo a aparição das cáries.
Sempre cuide da saúde bucal
A saúde bucal na terceira idade deve ter uma atenção especial, pois elas podem passar por problemas de cáries e queda dos dentes, principalmente pelos maus hábitos alimentares, como consumo de açúcares.
Mas esses problemas podem ser evitados com hábitos de limpeza regulares, como escovar os dentes três vezes ao dia e passar o fio dental diariamente para prever possíveis problemas.
Outra importante recomendação é ir ao dentista regularmente. Com o acompanhamento do profissional e conveniado com um plano odontológico, você terá maior proteção a problemas e não pagará tanto pelo tratamento.
Com essas ações de prevenção realizadas da saúde bucal na terceira idade, será possível ter dentes mais fortes, saudáveis e bonitos, melhorando a sua qualidade de vida e autoestima.